Vista aérea das Sete Cidades

Vista aérea é o que trazemos hoje ao nosso blogue. É da emblemática e inesgotável vista sobre as Sete Cidades na ilha de São Miguel, Açores.

Da Vista do Rei, das Cumeeiras ou quando nos é dado o privilégio de sobrevoar a ilha, a caminho ou de volta da Terceira num voozinho da SATA Air Açores, as Sete Cidades, quando emergem das nuvens, são sempre um deslumbramento.

Desta vez, a vista aérea foi do voo S4 127, de Lisboa para Ponta Delgada, operado pelo mais recente A321-NEO-LR da SATA Internacional – Azores Airlines, nesta terça-feira, 6 de abril de 2021.

Numa aproximação RNP (Required Navigation Performance) para a pista 12 do aeroporto de Ponta Delgada, a aeronave contornou a ilha de São Miguel, por norte, virando a oeste e prosseguindo a sul até à pista, conforme mostra a imagem do Flightradar24, referente ao voo em causa.

Voo S4 127, Lisboa – Ponta Delgada, 6 de abril de 2021 (Flightradar24)

Este é um tipo de aproximação com base em navegação autónoma (PBN – Performance Based Naviagtion), assente em tecnologia GNSS (Global Navigation Satelite Systems) e no próprio avião, que dispõe de mecanismos de monitorização e de alerta do estado do sinal recebido dos satélites (para mais informações, rever artigo FIR de Santa Maria – navegação 2/3, aqui no Vista Aérea).

Apesar de ser uma rota usual para o Comandante Sérgio Oliveira, ele não resistiu à vista aérea e presenteou-nos com as belas fotografias que aqui publicamos, mediante a sua autorização.

Sete Cidades – foto 1 de Sérgio Oliveira (6.04.2021)

É uma perspetiva diferente, aérea, com aquela luz refletida pelas nuvens que só existe nos contos de fadas e…nos Açores.

Sete Cidades – foto 2 de Sérgio Oliveira (04.06.2021)

Muitos turistas visitaram a ilha de São Miguel por este período de Páscoa, com tempo açoriano, molhado, o sol entre nuvens, muito verde e azáleas em flor. A luz que encontraram foi esta e encontrámo-los nas Sete Cidades e em outras lagoas e trilhos, quando julgávamos que o confinamento devido à pandemia tinha reservado a ilha só para os seus residentes.

Sete Cidades – foto 3 de Sérgio Oliveira (06.04.2021\)

Por último, mais um “zoom” sobre a cratera, com a freguesia das Sete Cidades indiferente aos aviões que contornam a ilha e espreitam a sua beleza.

Sete Cidades – foto 4 de Sérgio Oliveira (06.04.2021)

Publicado por Ana Azevedo

Profissional da Aviação

%d bloggers like this: