Vista Aérea

Sobre diversos domínios e com olhares diversos

“Deus nos livre…da guerra!”

Seguramente, sempre esteve na mente dos principais responsáveis mundiais encontrar soluções para resolver as discordâncias humanas sem recurso à guerra.

José Adriano Ávila

Deus nos livre…da guerra!” é o título de um artigo aqui publicado por José Adriano Ávila, já lá vão seis anos.

Como ele explicou, era o que ouvia dos adultos quando era pequeno e estes rezavam. Também me lembro da mesma prece durante os terços ao Divino Espírito Santo, que ainda perduram nas ilhas dos Açores, especialmente no período que vai entre a Páscoa e o Pentecostes.

Mas o que ele pretendeu no seu artigo foi discorrer sobre as causas da guerra e sobre os esforços para a evitar. 

Hoje, que a Presidente da União Europeia, Ursula Van der Leyn, veio alertar para a necessidade urgente da Europa se preparar para os “riscos” e a “ameaça” da guerra, dizendo que esta “pode não ser iminente, mas não é impossível” (fonte: Público); ontem, que o Presidente de França, Emmanuel Macron, disse que não está excluído o envio de tropas da NATO para a Ucrânia (fonte: euronews); quando os interesses dos membros do Conselho de Segurança da ONU são divergentes; por isto e por tudo o que nos vai chegando de notícias, resta-nos a prece, convidando-se a reler o artigo “Deus nos livre…da guerra!”, no link aqui disponibilizado.

Published by